terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lançamento de três livros marca o regresso definitivo do Vitinho


O Vitinho, personagem de grande sucesso dos anos 80 e que esteve, durante anos, em exibição na RTP1, regressa agora em definitivo ao convívio dos portugueses com o lançamento, pela editora Publicações Dom Quixote, de três livros.

Para os mais novos foram  lançados os primeiros dois títulos de uma nova coleção - Um Dia Eu Vou Ser Grande e É a Dormir Que se Cresce! ­– que chegaram hoje, dia 24 de outubro de 2017, às livrarias. Acompanha ainda o início desta coleção a publicação de O Grande Livro do Vitinho, em que a história do tão emblemático Vitinho é contada pelo seu próprio criador, o escritor e ilustrador José Maria Pimentel.


Nos livros para os mais pequenos, os jovens leitores irão ver como o dia a dia do Vitinho pode ser muito  parecido com o deles! É que as aventuras não acontecem só nos livros de histórias e, além de tornarem a vida deles muito mais divertida e interessante, acabam por ensinar-lhes muitas coisas do mundo para além da escola.

O Grande Livro do Vitinho é dedicado à Geração Y, também conhecida como «Geração Vitinho», que durante anos e anos não se ia deitar sem ver e ouvir, na RTP 1, as conhecidas canções de embalar que ainda hoje transmitem aos filhos. O livro tem o propósito de lhes contar todo um lado inédito da história em que participaram tão directamente. Nesta visita guiada aos bastidores do Vitinho, o autor aproveita para lhes apresentar (e para homenagear) todos aqueles que foram tornando possível esta prolongada epopeia de produções. Aqueles, afinal, a quem o Vitinho (paradoxalmente) obrigou a passarem noites e noites em claro…


José Maria Pimentel é um escritor, ilustrador e premiado publicitário luso-angolano. Foi ele o autor/criador do famoso personagem de animação Vitinho, o qual fez parte de uma série televisiva de grande sucesso transmitida pela RTP1 nos anos 80 e 90.